Ir para a Home
Quinta-Feira, 23 de Janeiro de 2025

MP recomenda cancelamento de show e festividades em Nova Crixás até regularização de serviços básicos



MP recomenda cancelamento de show e festividades em Nova Crixás até regularização de serviços básicos

 

 

 

O Ministério Público de Goiás (MP-GO), por intermédio da Promotoria de Justiça de Nova Crixás, expediu recomendação conjunta ao prefeito Ailton José Barretos, de Nova Crixás, e ao secretário de Administração, Cleber Estelista Barreto, bem como ao prefeito Hélcio Alves de Oliveira, de Mundo Novo, com o objetivo de anular procedimento de inexigibilidade de licitação para contratação do cantor Kleo Dibah. Está prevista a apresentação artística durante as festividades de aniversário da cidade, no dia 1º de fevereiro. Foi estabelecido o prazo de 24 horas para o seu cumprimento.

 

A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Augusto Henrique Moreno Alves, busca também anular procedimento de dispensa de licitação, com adesão a registro de preços, para contratação da estrutura para as festividades em Nova Crixás, além de parar a utilização de atos de promoção pessoal – o cantor, em suas redes sociais, anuncia a contratação do show pelo prefeito Ailton Barretos –, contrariando o artigo 37, parágrafo 1º da Constituição Federal. De acordo com o documento expedido pelo MP-GO, causou estranheza o registro de preço feito pelo município de Mundo Novo ter atingido cerca de R$ 1 milhão com possíveis contratações de estrutura para shows, sem que tenho sido gasto, em 2019, este mesmo montante com este tipo de contrato.

 

O promotor de Justiça verificou também, em consulta ao Portal da Transparência de Mundo Novo que, em relação à Ata de Registro de Preço relativa à contratação de estrutura para festividade, não foi verificada a existência de ato de motivação e estudo técnico que autorizasse a adesão por outros órgãos, em razão de não ser comprovado que o registro contemple a real necessidade do município. Além disso, Augusto Henrique Moreno Alves detectou que não foram cumpridos os requisitos legais quanto à publicidade legais dos atos de adesão a registro de preços.

 

Também foi considerado que a prefeitura de Nova Crixás passa por dificuldades financeiras, já tendo paralisado serviços essenciais à população, como atendimento de saúde, acolhimento institucional de crianças e adolescentes em situação de risco, falta de medicamentos. “A própria Constituição já estabeleceu priorização de áreas sensíveis (educação, saúde, infância, proteção ao idoso), de forma que a priorização de realização de show artístico em detrimento da manutenção de serviços essenciais em funcionamento adequado é claramente desproporcional, afastando a legitimidade do ato a despeito de eventual aplicação do mínimo constitucional previsto”, afirmou o promotor de Justiça.

 

Segundo Augusto Henrique Moreno Alves, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) adverte que quando não houver recursos suficientes para prover as necessidades, a decisão do administrador de investir em determinada área leva à escassez de recursos para as que não foram contempladas. “Gasto com festividades ou propagandas governamentais pode ser traduzido na ausência de dinheiro para a prestação de educação de qualidade”, comparou. De acordo com o promotor de Justiça, publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos devem ter caráter impessoal, não podendo caracterizar promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

 

Foi recomendado ao prefeito de Mundo Novo que promova a anulação imediata da autorização para adesão ao município de Nova Crixás à ata de registro de preço da contratação de estrutura para festividades. Além disso, deverá se abster de efetivar novas autorizações de adesão em qualquer ata, até a revisão específica de todos os processos licitatórios dessa natureza, visando justificar que a inclusão de tal autorização em edital tenha ocorrido baseada em estudo técnico. Também deverá publicar no diário oficial, em até 3 dias, novo decreto sobre a regulamentação do Registro de Preço, adequando-se às alterações legais.

 

Ao prefeito de Nova Crixás e ao secretário de Administração do município, foi recomendada a anulação imediata da contratação direita feita por adesão à ata de registro de preços de Novo Mundo, até que todo o procedimento licitatório daquele município seja adequado. Em razão da impossibilidade legal para que o contrato de inexigibilidade relacionada ao cantor Kleo Dibah possa ser efetivado antes da apresentação musical, este deverá ser anulado. Também foi recomendado que seja suspensa a execução de qualquer contrato para realização de show artístico ou festividade antes de regularizar a efetivação das políticas públicas prioritárias definidas na Constituição Federal, principalmente a promoção de efetiva atenção à saúde básica da população local. (Texto: João Carlos de Faria - Assessoria de Comunicação Social do MP-GO/Foto: Google Maps)




NOTÍCIAS RELACIONADAS

JUSTIÇA Ex-prefeito de Campos Verdes tem bens penhorados para pagar dívidas trabalhistas O ex-prefeito de Campos Verdes, Vilmar José Correa, teve dois imóveis urbanos penhorados em cumprimento de um mandado judicial.
JUSTIÇA Justiça Condena Prefeito Paraíba da Farmácia por Improbidade Administrativa em Nova Crixás O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) encerrou o caso de improbidade administrativa envolvendo o prefeito de Nova Crixás, Lázaro Valdivino da Silva (Paraíba da Farmácia). O Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciou o prefeito por doar lotes do municíp
JUSTIÇA A pedido do MPGO, empresas contratadas Ilegalmente pelo município de Barro Alto tem bens bloqueados Acolhendo ação proposta pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), a Justiça determinou o bloqueio de bens de duas empresas beneficiadas por licitações irregulares, que tinham como objetivo a contratação para oferta de produtos hortifrutigranjeiros destinad
EDIÇÃO IMPRESSA
COLUNISTAS E ARTICULISTAS


EXPEDIENTE
(62) 98310-3817 Redação
(62)99819-1345 Colunas
contato@imprensadocerrado.com.br

Praça Inácio José Campos Qd. 15-S - Centro.
CEP: 76.510-000 - Crixás - Goiás

carregando